De pai para filho

17 out

O Circuito Tecnológico não auxilia a Aprosoja apenas a levantar a qualidade dos insumos utilizados em Mato Grosso. O questionário aplicado pelas equipes serve também para identificar qual o perfil do produtor rural de soja no estado. Não é raro encontrar pais e filhos trabalhando juntos na ‘lida’ da propriedade. Em sua maioria, as propriedades são pequenas e médias, entre 400 a 1.500 hectares, e há muita participação direta da familia, pai, irmãos e filhos, nas operações diárias da fazenda.

É o caso da propriedade de Ariberto Claas, que há 33 anos está na atividade e hoje conta com a ajuda do filho André Claas para administrar a fazenda. Hoje em dia é André que toma conta da maior parte dos afazeres na lavoura. A família mora na propriedade e, além das culturas da soja e do milho, tem vacas e suínos pra o consumo no dia a dia da fazenda e piscicultura, que na definição deles é para os momentos de lazer.

Produtor rural Dorvalino Sandri

A sucessão familiar já é um assunto corriqueiro nas conversas com as equipes do Circuito. E cada vez mais os produtores tratam o assunto com profissionalização. Dorvalino Sandri, que cultiva soja há 27 anos em Mato Grosso, em Diamantino, pretende transferir os negócios para os filhos dentro de três anos.

Na fazenda do Alfredo Horn, em Nova Mutum, o filho, Fernando já está à frente das decisões. O produtor aprendeu a cuidar da lavoura com o pai e agora repassa os ensinamentos ao filho Fernando. “Ainda entendo muito pouco da parte de tributo, mas o dia a dia na lavoura já faço”, comentou Fernando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: