Escala de produção diferencia MT do Sul do país

25 out

Alvadi Balbinot Jr., da Embrapa, a campo

Alvadi Balbinot Júnior, pesquisador da Embrapa, participou da primeira semana do Circuito Tecnológico na equipe 5, coordenada pela supervisora de campo Liliane Rocha, da Aprosoja. A experiência permitiu que o técnico pudesse comparar a realidade encontrada nos campos de Mato Grosso com as práticas produtivas do Sul do País.

“Talvez a maior diferença seja a escala de produção. Aqui em Mato Grosso, o cultivo ocorre em áreas muito maiores do que no Sul, causando impactos grandes no maquinário, que tem porte maior”, analisa. Outro ponto que distingue as duas regiões é a infraestrutura de logística: Balbinot observa que as estradas e rodovias no Sul são bem mais conservadas do que as de Mato Grosso. “Percorremos muitas estradas de chão, com muito cascalho, o que prejudica tanto o escoamento como o transporte de insumos”, afirma.

Mesmo coincidindo o período de cultivo da soja nas duas regiões, o pesquisador pondera que a probabilidade de que os produtores sofram com a seca é maior entre os estados do Sul. Balbinot observou ainda que a palhada utilizada nas propriedades com plantio direto apresentam-se em quantidade inferior, em virtude da alta precipitação e do calor frequente. “Por outro lado, os produtores de soja no Sul sofrem muito mais do que os mato-grossenses com plantas daninhas e pragas”, compara o pesquisador.

Entre as semelhanças, o fato de que as fazendas que trabalham com mão de obra terceirizada enfrentam problemas de qualificação profissional. “E vemos tanto aqui quanto no Sul a preocupação dos produtores em se manterem ajustados à questão ambiental”.

Quanto à tecnologia da produção, Balbinot notou a necessidade de se pesquisar mais detalhadamente sobre a qualidade de solo no Estado, seja quanto à fertilidade quanto à composição. “As pesquisas podem evoluir muito nos próximos anos nessa área”, projetou.

A Embrapa é um dos parceiros desta terceira edição do Circuito Tecnológico da Aprosoja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: