Lavouras integradas à pecuária

21 out

Fazendas Reunidas do Papagaio

Redução de custos, melhores resultados na engorda do boi e um solo de mais qualidade. Com benefícios como esses, fica fácil entender porque mais e mais produtores de Mato Grosso aderem à Integração Lavoura-Pecuária.

Trabalhando com agricultura há 28 anos, desde a época em que a família plantava em Santa Bárbara, no Rio Grande do Sul, o produtor rural de Diamantino Vitor Márcio Dumoncel é defensor ferrenho da técnica. “A integração me permite diminuir custos, porque uso o mesmo maquinário na agricultura e na pecuária e a mesma mão-de-obra, e acabo tendo de três a quatro safras por ano, entre milho, soja e boi. É custo menor com renda maior”, afirma.

Em Sapezal, José Laerte Godoi, proprietário da Fazenda Reunidas do Papagaio, explica que nessa região a Integração Lavoura-Pecuária tem um fator muito positivo por conta do clima. “Aqui é muito seco, o que castiga o gado. Com esse manejo do rebanho usando a mesma área da lavoura, durante 45 a 60 dias conseguimos dar uma aliviada”, explica.

José Laerte adota o sistema há três anos, e soma uma área de 3.100 hectares de soja e mais 7.000 ha destinados ao pasto. “No próprio plantio do milho, que usamos como segunda safra, já colocamos as sementes da braquiária misturadas com o adubo. Depois de colher o milho, usamos a área para o pasto com cerca elétrica. Já temos oito bebedouros em volta da área”, comenta o produtor – que nos últimos cinco anos reduziu a área de soja para investir mais na pecuária.  (Thaís Castro)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: